Marcio Lacerda coloca tucanos derrotados no secretariado

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), anunciou ontem a composição de seu novo secretariado. As indicações do socialista contemplam candidatos tucanos derrotados nas urnas em 2012 que, agora, ganham abrigo no Executivo municipal. Para seu segundo mandato, Lacerda optou por um primeiro escalão com o perfil mais político do que o escalado em 2009.

Desta vez, o prefeito deu o comando da Secretaria de Desenvolvimento para o ex-prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Custódio Mattos (PSDB). O tucano não conseguiu se reeleger na cidade, no ano passado, e perdeu o posto para Bruno Siqueira (PMDB). Já a Secretaria Municipal de Políticas Sociais ficou com a ex-deputada estadual Gláucia Brandão (PSDB), derrotada em 2012 na disputa pela Prefeitura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.

No total, dos 32 nomes anunciados, 23 foram fruto de indicações partidárias.

O socialista destinou afagos, sobretudo, ao PSDB. Além das nomeações de Mattos e Gláucia, a sigla, que cobrava a fatura da reeleição de Lacerda, foi contemplada com a pasta de Segurança Urbana e Patrimonial. Os tucanos ainda se mantiveram à frente da Saúde, encabeçada por Marcelo Teixeira.

O partido também conservou o comando das regio nais Pampulha e Barreiro e a presidência da BHTrans. Segundo Lacerda, “o PSDB está plenamente satisfeito, e não há conflitos”. Ele negou que o senador Aécio Neves (PSDB) tenha sugerido sozinho nomes de sua preferência.

Além do PSDB, foram contemplados PP, PSB, PDT, PSD, PTB, PPS, PTN, PSDC, PR, PRB, PV e PTdoB. No total, 19 legendas apoiaram Lacerda na eleição de outubro do ano passado. Entre as siglas de maior expressão, o DEM ficou de fora do primeiro escalão do governo. Com a renovação, somente 13 pessoas se mantiveram nos cargos de peso da prefeitura.

“O critério de escolha para formação da equipe são três: experiência e qualificação técnica, sensibilidade política e indicação de partidos. O objetivo prioritário é o cumprimento do plano de governo”, afirmou o prefeito.

O socialista precisa nomear, agora, os gestores da Fundação de Parques Municipais, da Superintendência de Limpeza Urbana e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s