Cartel das Empreiteiras” suspende duplicação da BR-381

Nociva em todos os sentidos, o “Cartel das Empreiteiras”, esquema montado pelo senador Aécio Neves, continua dificultando a execução de obras federais no Estado a exemplo do ocorrido no Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

Ato publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo presidente da Comissão de Licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Arthur Luís Pinho de Lima, suspendeu o edital 791/2012 que abrange quatro lotes da obra. Em 21 de janeiro, o edital 654/2012, que cobria os demais seis trechos da licitação, já havia sido suspenso pelo Dnit.
O início da duplicação da rodovia estava prevista para março e estaria concluída até 2016. Com a suspensão dos dois editais, que ainda não têm data para serem retomados, não há estimativa de quando as obras serão iniciadas. A BR-381 é a principal ligação entre Belo Horizonte, o Espírito e o Sul da Bahia.
A suspensão do Edital 791 ocorreu a quatro dias da abertura da licitação, marcada para terça-feira, dia 26, fato idêntico ao ocorrido com o Edital 654 em janeiro, às vésperas do início da concorrência. O Dnit, através da assessoria de imprensa, informou que a iniciativa foi determinada pela “necessidade de ajustes no edital”.
O Dnit não informou quando será publicado o novo edital, o Edital 654, suspenso por pressão de quatro construtoras que pediram a impugnação da licitação, alegando “falta de dados imprescindíveis para o início dos trabalhos, como estudos geotécnicos e relatório de avaliação ambiental o que torna impossível para o licitante projetar com segurança seus gastos”.
Os quatro lotes suspensos ontem somam 167,1 quilômetros e são os seguintes: Governador Valadares a Belo Oriente (78,2 km); Belo Oriente a Jaguaraçu (60,2 km); Nova Era a João Monlevade ( 20,7 km); e Caeté à Avenida Cristiano Machado (13,4 km), sendo que parte deste último trecho faz parte do edital interrompido em janeiro.
Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s