MPF considera “Lista de Furnas” igual ao “Mensalão”

Embora venha sendo utilizado as estrutura de comunicação dos diversos governos ocupados pelo PSDB, principalmente do Governo de Minas Gerais, para divulgar que a “Lista de Furna” não é autêntica, a movimentação processual vem a cada dia comprovando o contrário. A “Lista de Furnas”, além de ser verdadeira, a investigação da Polícia Federal rastreou e comprovou todos os crimes descritos na mesma.
Foi com base nestas investigações que a Procuradora Federal do Rio de Janeiro, Andrea Bayão  Pereira apresentou no início do ano denúncia perante a Justiça Federal contra todos os integrantes do esquema criminoso , classificando como chefe do esquema Dimas Toledo.
Na peça jurídica, Andrea narra com detalhe como funcionou o esquema que arrecadou recursos para serem destinados a diversos candidatos que concorreram nas eleições de 2002.
Segundo fontes da Procuradoria da República carioca, foi grande a insatisfação com o juiz Federal Roberto Dantas Schuman de Paula, que declinou a competência para a justiça estadual julgar o processo, criando com isto um conflito de competência, que, segundo as mesmas fontes, é muito utilizado pelas partes quando querem atrasar o julgamento de um processo. “Agora, ser esta prática a de um Juiz Federal demonstra a fragilidade e o quanto forças políticas vêm interferindo no Poder Judicial”, conclui.
Para grande parte dos integrantes da Procuradoria da República carioca, a única possibilidade do processo ser julgado é se o ministro Joaquim Barbosa entender que existe conexão entre este fato e do Mensalão, avocando o processo. Não se trata de uma tese pouco aceita, a própria Procurada Federal Andrea Bayão, em sua denúncia, classificou os crimes praticados em Furnas e no Mensalão como idênticos e com as mesmas partes.

Documento que fundamenta esta matéria

Denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro no processo nº 2005.51.01.517099-4 em função do inquérito nº 1835/2005 que apurou a prática criminosa ocorrida em Furnas

Matérias relacionadas

Dr. Gurgel que vergonha, você sabe que a Lista de Furnas é autêntica

FHC é convidado para falar sobre “Lista de Furnas” no Congresso

Joaquim Barbosa já pode avocar processo da “Lista de Furnas”

Lista de Furnas: Protógene não crê em erro de laudo federal

“Lista de Furnas”: Será a melhor defesa o ataque?

Justiça confirma “Lista de Furnas” e absolve seu divulgador

“Lista de Furnas” volta à cena

Histórico da lista de Furnas

Denúncias comprovam Lista de Furnas

Lista de Furnas é mesmo autêntica

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s