Computador mais antigo volta ser ligado

Harwell foi peça central do programa britânico de energia atômica

O primeiro computador digital do mundo, uma máquina de mais de duas toneladas batizada Harwell, voltou a ser ativado nesta terça-feira no MuseuNacional do Computador de Buckinghamshire, na Inglaterra. Criado em 1949, o dispositivo foi a peça central do programa britânico de pesquisa de energia atômica. A cerimônia de reinauguração reuniu os criadores da peça histórica, assim como todos os estudantes que aprenderam a programar com ela.

O modelo tinha como função principal facilitar o trabalho dos cientistas ao realizar, de forma eletrônica, operações matemáticas que até então eram feitas através de simples máquinas de calcular. Apesar da lentidão de seus primeiros trabalhos – ele demorava dez segundos para multiplicar dois números –, o gigante se transformou em uma peça indispensável, e chegou a ser utilizado por mais de 80 horas por semana, um recorde para a época.

Quando em 1957 foi superado por máquinas mais rápidas  e menores, ele foi transferido para a Universidade de Wolverhampton, no leste da Inglaterra, onde serviu para ensinar os primeiros alunos de informática a programar. Nessa época, ele foi rebatizado Wolverhampton Instrument for Teaching Computing from Harwell (WITCH). De lá, o computador passou para o Museu de Ciência e Indústria de Birmingham, mas, após o fechamento da instituiçãoem 1997, foi desmontado e levado para um armazém municipal.

Há três anos, Kevin Murrell, membro do conselho de administração do Museu Nacional do Computador, reconheceu o painel de controle do Harwell em uma fotografia tirada por um antiquário de computadores. Após várias viagens ao armazém, sua equipe conseguiu salvar e reparar 1.390 peças originais do aparelho. Agora, a máquina faz parte do acervo permanente da instituição, onde ficará exposta.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s