Belo Horizonte dispensa avisos sobre radares

BHTrans diz que vai mudar localização de aparelhos sem avisar aos motoristas; nas estradas placas serão mantidas

Os principais órgãos fiscalizadores de trânsito em Minas anunciaram que irão manter as placas que alertam sobre a presença de radares nas vias. A decisão foi comunicada ontem, quatro dias após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovar a resolução 396, que acaba com a obrigatoriedade de informar ao motorista sobre a presença de aparelhos eletrônicos de controle de velocidade.

Na capital, a BHTrans informou que vai cumprir à risca a nova norma e poderá utilizar seus três radares estáticos – os radares-surpresa – em ruas ou avenidas que não contam com a sinalização sobre a fiscalização eletrônica.

Os oito últimos equipamentos para controle de avanço sinal que integrarão o pacote que já conta com 32 aparelhos também deverão ser instalados sem aviso aos motoristas, conforme informou a assessoria de imprensa da empresa. Ainda não há data para que esses novos radares entrem em operação.

Belo Horizonte tem ainda outros 50 equipamentos que controlam a velocidade dos carros. Eventuais mudanças de localização desses aparelhos, segundo a BHTrans, também ficarão isentas de alerta aos condutores. Acompanhamento feito pela reportagem, na última quarta-feira, mostrou que a cada dez minutos um motorista é flagrado pelo radar-surpresa.

A não-obrigatoriedade das placas de radares está valendo desde a última quinta-feira quando a resolução que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi publicada no Diário Oficial da União. A exigência das placas existia desde 2006.

Major é a favor da medida

O major Agnaldo Lima de Barros, subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, acredita que a medida irá facilitar o trabalho de fiscalização das estradas.

Segundo ele, até então, era necessário que trechos de maior risco fossem sinalizados para serem fiscalizados, o que nem sempre era possível, já que a instalação das placas dependia de um processo burocrático junto ao DER.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s