PT aposta em mulheres para dominar Grande BH

Partido lançará candidatas em pelo menos seis cidades do entorno da capital

Fátima Aguiar e Daniela Corrêa

Fátima Aguiar segura a bandeira do ‘PT Mulher’ com Daniela Corrêa

No embalo da presidente Dilma Rousseff (PT), mulheres petistas querem ampliar a participação feminina na gestão das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em pelo menos seis cidades elas vão tentar assumir o Executivo no ano que vem.

Atualmente, as mulheres do PT ocupam a prefeitura de duas cidades: Contagem, com Marília Campos, e Betim, com Maria do Carmo Lara. A primeira já está em seu segundo mandato e não poderá concorrer outra vez no ano que vem. Já existe uma indicação do partido que o deputado estadual Durval Ângelo será o nome da sigla na cidade.

Já em Betim, Maria do Carmo pretende tentar a reeleição. “O fato de a presidente Dilma ter sido eleita já dá um estímulo. Temos várias pré-candidatas. Isso é positivo porque as mulheres têm uma contribuição a dar. Em Betim, estamos entregando obras e ano que vem vamos mostrar os resultados do projetos para os moradores”, disse a prefeita.

Além de Betim, as petistas podem concorrer em Sabará, Nova Lima, Sarzedo, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.

Com apenas 33 anos, sendo dez dedicados à militância política, a jovem Daniela Nogueira Cunha é o nome do PT para disputar o pleito de 2012 em Ribeirão das Neves. De professora a política, Daniela já foi superintendente da Secretaria Municipal de Assistência Social e encabeçou projetos sociais no município.

Segundo Daniela, a trajetória não foi fácil, mas ela se diz preparada para enfrentar a pré-candidata do PSDB, Gláucia Brandão. “Acreditamos na polarização da eleição em Neves. Os eleitores vão votar entre a candidata do governo do Estado e do governo Federal. É bonito vermos essa disputa entre mulheres”, declarou.

Questionada sobre o apoio na esfera federal, frente às dificuldades de recursos pelos quais passam os municípios mineiros, a petista mostra pulso firme e diz que vai cobrar dos aliados. “A obrigação dos parlamentares é atender o povo e dar assistência às cidades que os elegeram”.

A 50 quilômetros de Ribeirão das Neves, outra mulher se lança ao Executivo. Única representante do gênero na Câmara de Sabará, Terezinha van Stralen (PT) espera conquistar o novo cargo. Segundo a assessoria da pré-candidata, ela tem apresentado projetos em prol das mulheres, como o que cria uma delegacia especializada na cidade e o que concede licença maternidade de 180 dias para servidoras do município.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s