DOIS ANOS SEM GRAÇA: Bairro Liberdade perdeu a graça, a luta, a resistência e a grande mulher

GRACA5

O carisma e o trabalho da grande líder comunitária do Bairro Liberdade foi reconhecido quando no final de uma tarde de domingo (20/12/09) se realizou na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a missa de 7º dia do falecimento de Maria das Graças – Dona Graça, grande mulher, lutadora incansável pelos direitos dos moradores do Bairro Liberdade.
Graça era considerada a mais atuante líder comunitária de Ribeirão das Neves. Naquela tarde a igreja católica ficou lotada. A emoção e a sensação de perda se estampavam nos rostos, a dor era um sentimento em comum, cuja tristeza desfigurava o semblante das pessoas naquele momento.
A missa de 7º dia foi considerada um dos cultos mais tristes que a comunidade local já havia presenciado. A celebração daquela tarde foi conduzida pelo Padre Alessander e contou com a participação de mais de 200 pessoas da cidade, entre familiares, amigos, lideranças comunitárias e populares em geral. ” Com a Graça o Liberdade estava ruim, irá ficar pior sem ela“  Vaticinou o sacerdote.
Mulher de uma dignidade incomum, Maria das Graças trabalhava numa terceirizada da prefeitura quando o prefeito Walace Ventura Andrade assumiu o Governo da cidade. Uma das primeiras providências do recém eleito foi mandar despedir Dona Graça.
Ela passou a viver de bicos quando conseguiu uma vaga no Programa Estadual Poupança Jovem. O programa foi municipalizado e antes que o prefeito Walace Ventura a despedisse pela segunda vez, Maria das graças pediu demissão e a passou a fazer faxinas em prédios de Belo Horizonte para sobreviver. “Ele ia me despedir mesmo, assim preferi pedir para sair antes, para não ser humilhada pela segunda vez“. Declarou a líder ao repórter Marcos Figueiredo
Foi durante um destes trabalhos, que ocorreu um grave acidente, quando Ribeirão das Neves e o Bairro Liberdade perdeu a grande líder comunitária.
Maria das Graças – Dona Graça, era mulher forte, destemida e respeitada. Para fazer valer a sua luta, não media esforços. Certa vez a líder foi de encontro a traficantes de drogas que atuavam naquela comunidade cooptando menores para o crime. Dona Graça foi lá nas “bocas” e mandou o recado: “Não mexam com as minhas crianças.” Era um recado aos traficantes para que não mexessem ou assediassem as crianças que faziam cursos desenvolvidos na Associação. A intimação foi obedecida pelos criminosos não por que eles tinham medo dela, mas devido ao respeito que toda a gente cultivava por aquela grande mulher, inclusive nós aqui do NEVESNEWS, a respeitávamos muito, por ser honesta, trabalhadeira, sincera e de fibra.
Certa vez o ex-prefeito de Ribeirão das Neves Dirceu Pereira foi ao Liberdade fazer promessas de campanha e Dona Graça o “escarraçou”. “Estamos cansados de promessas de gente que vem aqui pedir voto, promete, promete e não cumpre”.
Eleito, Dirceu Pereira a chamou na prefeitura, a abraçou e agradeceu pela sinceridade. O ex-prefeito Dirceu Pereira se tornou um dos grandes amigos de Dona Graça.
O último depoimento de Dona Graça ao NEVESNEWS ocorreu durante uma reportagem sobre a região: Faço questão que vocês escrevam aí: O prefeito até que é bem intencionado, o problema é que ele está cercado de pessoas incompetentes e o único lugar da prefeitura onde sempre fui bem atendida é na Transneves onde tenho muito a agradecer ao pessoal de lá“.
Em dezembro de 2009, Ribeirão das Neves e o Bairro Liberdade perderam a graça e ficaram mais triste pois um grave acidente de trabalho  finalizou a trajetória de vida e de luta desta que foi uma das maiores e mais influentes  lideranças comunitárias de Ribeirão das Neves. Além de dirigir a Associação comunitária do Bairro Liberdade, a líder fazia parte dos Conselhos comunitários da cidade. MARIA DAS GRAÇAS ou simplesmente GRAÇA como ela gostava de ser chamada, caiu do 8º andar de um edifício no Bairro Santo Antonio em Belo Horizonte quando trabalhava de faxineira limpando uma janela que se soltou.
Também de personalidade forte e considerada polêmica em suas opiniões, possuidora de um coração bondoso e carismática, GRAÇA era muito querida na sua região e vinha se dedicando a diversos trabalhos sociais entre a população carente de seu bairro. Às vésperas, a líder Graça travava uma luta contra o descaso da Prefeitura de Ribeirão das Neves com a região e para a implantação da passarela para ligar os Bairros Liberdade ao San Marino na BR 040, num trecho onde mais de uma centena de cidadãos já foram vitimados.
Através da luta de Dona Graça, a passarela foi concluída, porém oportunistas políticos tentam se aproveitar da obra desta grande mulher. A essa gente vamos mandar um recado: O NEVESNEWS não vai permitir que pessoas inescrupulosas omitam o trabalho e o nome da grande líder comunitária do Bairro Liberdade –  Dona Graça.
O vereador Fabiano Diniz supostamente teria feito um projeto para homenagear a líder e que nunca foi colocado votação e encontra-se engavetado. O artifício de Fabiano Diniz que é um dos membros da tropa de choque do prefeito Walace Ventura, supostamente foi para evitar que a Câmara Municipal, através dos vereadores da oposição, fizessem uma homenagem à líder comunitária. Quando um vereador entra com um projeto qualquer, isto impede que outros vereadores apresentem projeto igual, assim o Vereador Fabiano Diniz supostamente conseguiu evitar que até hoje Ribeirão das Neves fizesse qualquer homenagem a grande Maria das Graças.
Clique neste link e veja a última reportagem que o NEVESNEWS publicou sobre essa grande mulher que hoje peseudos políticos e oportunistas tentam tirar proveito, omitindo o nome da grande líder.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s